TEC00231 – MECÂNICA DOS SOLOS E DAS FUNDAÇÕES

Carga horária total: 60h
Carga horária teórica: 60h
Carga horária prática: 0h

Programas Plenos da disciplina: Indisponível.

Ementa:

Apresentar ao aluno o conceito geotecnia. Tornar o aluno apto a identificar os diversos tipos de solo, e trabalhar com obras de terra como estabilização de encostas, muros, escavações e fundações (superficiais e profundas).

Objetivos:

Origem e formação dos solos: rochas ígneas, metamórficas e sedimentares, perfis de intemperismo – solos residuais; Partículas do solo e Propriedades físicas dos solos; Investigações geotécnicas: reconhecimento de campo, sondagens e coleta de amostras; Tensões no solo: tensões naturais, tensão total, poropressão, tensão efetiva, empuxo no repouso e carregamentos externos; Compressibilidade e recalque em solos; Resistência ao cisalhamento; Escavações e escoramento; Empuxo de terras: empuxo ativo, passivo e verificação da estabilidade de muros de arrimo; Estabilidade de taludes e Obras de contenção; Fundações: escolha do tipo de fundações, capacidade de carga de fundações rasas e profundas.

Bibliografia Básica:
Clique aqui para ir para o sistema de bibliotecas Pergamum UFF

Notas de Aula

Curso Básico de Mecânica dos Solos em 16 Aulas/3a Edição – Carlos de Sousa Pinto.

Fundamentos de Engenharia Geotécnica – Braja M

Bibliografia Complementar:

Fundações – Volume Completo – Editora Oficina de Textos – Dirceu a. Velloso e Franscisco de Rezende Lopes

Soil Mechanics – T. William Lambe e Robert V. Whitman

Aterros Sobre Solos Moles – Marcio Almeida, Esther Marques