Menção Honrosa no Expo HIS 2016: Lavradio Modular

expohis2016ronaldogd

O projeto Lavradio Modular, que trata de habitação social, foi desenvolvido pelo aluno Christian Claude Rebello Guitton, sob orientação do Professor Ronaldo Brilhante, recebeu menção honrosa no Seminário e Exposição da Produção Universitária em Habitação de Interesse Social, o Expo HIS 2016. A EAU parabeniza a todos os envolvidos!

O evento é parte do 27º Congresso Mundial de Arquitetos e aconteceu no dia 13 de maio de 2016. Confira abaixo informações sobre o projeto:

Terreno

O Projeto situa-se na esquina da Rua do Lavradio com a Rua do Senado, região Central do Rio de Janeiro, nos arredores da Praça Tiradentes. Seu entorno é caracterizado por bares e restaurantes tradicionais, edifícios ecléticos de valor patrimonial, teatros, além das tradicionais feiras de antiguidade prestigiadas pelos mais conhecidos antiquários da da cidade. É uma área de grande importância histórica e cultural, por ter sido um dos portos mais nobres da cidade no período colonial até a primeira metade do século XX.

O terreno alvo para a realização do projeto é uma praça pouco frequentada, atualmente ocupada como uma floricultura. Por ser um lote bem localizado, com infraestrutura e pertencente ao Governo do Estado, seria digno que ali fosse implementado o uso de habitação popular como objetivo de modificar a dinâmica da região. Desse modo, o intuito é construir um edifício que atendas as demandas habitacionais sem prejudicar a ambiência já existente na rua, palco de atividades de comércio, cultura e lazer.

Partido

O partido adotado fora de realizar um projeto integrado ao entorno, seja na sua forma e no seu uso. Por isso criou-se a praça interna de forma que ela possa agregar as atividades comerciais e culturais da Rua do Lavradio. A forma poligonal em planta baixa proporciona uma melhor visibilidade dos pedestres da Rua do Senado para o Lavradio de forma a atraí-los para a edificação além de prover ventilação para todos os ambientes. Sua entrada é marcada por um vão de pé direito duplo, de 13 metros de altura, o que intensifica a permeabilidade da edificação.

Lojas no térreo também intensificam a relação do prédio com o seu entorno. Ainda no térreo localiza-se os apartamentos adaptados para portadores de necessidades especiais facilitando o acesso destes às suas residências. Nos demais andares encontram-se o salão de festas e reuniões e três tipos diferentes de apartamentos, as kitnets e apartamentos de um a dois quartos, atendendo assim diferentes perfis de moradores.”

Confira a lista de todos os premiados do evento clicando aqui.